Tuesday 20 August 2013

Twist Stepper



ELE CHEGOU!!!!

A decisão de mudar de vida inclui, não só uma Reeducação alimentar, mas também inclui a prática de exercícios. A VOLTA no meu caso, né? Estava parada há um tempinho (uns dois meses mais ou menos). Tava sempre malhando ou treinando Kung fu, ou andando de bike nas trilhas da vida. Mas de uns dois meses pra cá eu esfriei legal.

Mas isso é coisa do passado. Agora sou novamente uma pessoa ativa.

Então eu tava naquele dilema sobre o que fazer. Como estou sem emprego no momento, não rola academia por enquanto. Então acabei "adquirindo" os famosos P90X, TurboFire, Insanity, etc... Mas confesso que não consegui seguir não. Eu gosto de me exercitar e exercício pra mim tem que ser igual a prazer, não a tortura. E seguir aquelas aulas... não rolou. O P90X tem umas aulas bem legais com pesos, mas quando chega na YOGA... Pelo amor da Vaca Jersey... eu sei que existe uma legião amante da yoga, mas eu DE-TES-TO. Quem nasceu pra viver de cabeça pra baixo foi morcego... euzinha tô fora. Que coisa mais incoveniente. E as aulas de cardio dos outros programas são pulantes demais e eu sei que não curtchi!

Então to fazendo as aulas de localizada e pesos desses programas, mas precisava de algo pro cardio. Sei que peso queima MUITA gordura, mas eu, como asmática, PRECISO de cardio pra controlar minha capacidade pulmonar. Tomo remédio controlado e com ele consigo fazer exercício, mas se não fizer, mesmo tomando o remédio, basta subir uma escadinha que estou morrendo. Com os exercícios regulares eu consigo, aos poucos, ter uma resistência alta, correr e subir escadas sem problema. Entao eu PRECISAVA de algo pra cardio.

A questão é: meu apertamento é do tamanho de uma casca de ovo. Então não rola uma esteira ou uma bike. Precisava de algo pequeno. Então achei essa belezinha na Amazon.

Ele é um pouco diferente dos steppers normais, pois os pedais dele sao posicionandos de um jeito meio de lado e esse movimento ajuda a trabalhar coxas (interna e externa), gluteo e panturrilhas, com a vantagem de não forçar as articulações. Para trabalhar a parte superior do corpo, ele vem com aqueles elásticos (que até servem no começo, mas depois só com peso mesmo). Fora isso ele tem um mini computador que mede  tempo, calorias e quantos "degraus" você subiu.

Testei ontem, em 30 minutos fiz 1800 e poucos degraus e queimei 300 calorias.

Ele é super fácil de montar, de guardar e bem robusto.

Tá mais do que recomendado.



Thursday 15 August 2013

Salgado Maromba



Calorias por porção: 90

Faz um tempinho que eu tava querendo testar o famoso salgado da maromba tão falado no Instagram. Daí hoje finalmente saiu. Googlei salgado maromba e peguei a receita que achei a foto mais bonita (hahahaha) e fiz as minhas modificações. Raramente sigo uma receita ao pé da letra.

Mas vamos lá...

Na receita falava frango cozido desfiado. Eu, no auge da preguiça culinária, comprei uma bandeijinha de carne moida de frango extra magra.

Massa

200g de Frango cozido (Temperei com mostarda, molho ingles, alho e shoyo. Não pus sal, pois o Shoyo já tem o suficiente).

100 g de legumes de baixo carb cozidos ou no vapor. Nesse caso usei brocolis, couve -flor e um pouco de cenoura no melhor estilo "aproveitando o que tem na geladeira por que odeio estragar comida".

Recheio

Espinafre cru cortado em tirinhas
Philadelphia Light sabor Alho e ervas (mas o recheio fica a seu critério).

1 ovo pra pincelar.


Fiz o frango bem simples, joguei uma colher de cha de azeite na panela e o frango com os temperos dentro. Os legumes fiz no vapor, pois eles perdem menos nutrientes do que se voce cozinhar. Quando os dois estiverem prontos, jogue tudo no processador. O resultado vai ser algo assim:


Depois você faz no formato que quiser. Eu pus em uma forma de cupcake. Forre a forma, coloque o recheio dentro e depois cubra com uma camada da massa. Por fim pincele com o ovo para criar aquela casquinha.



Leve ao forno por 30 minutos mais ou menos. Acho meio complicado estimar isso, ja que cada forno trabalha de um jeito diferente. Principalmente os daqui, que são eletricos e nao a gás como no Brasil. Então sugiro que depois de 20 minutos na temperatura media, fique ligada e quando ele estiver coradinho, pode tirar do forno.

Et Voilá!!! Agora é só provar!! Ficou super gostoso e rende 6 bolinhos.
Ele é ideal pra quem ta fazendo low carb ou para comer após o treino.

My Fitness Pal




Depois de ter tentado vários tipos de dietas, a que preferi fazer dessa vez foi a velha e boa contagem de calorias, com alguns melhoramentos. Afinal, a quantidade de calorias que você ingere não é o único fator importante na hora de fazer uma dieta. A maneira como consumimos versus a maneira como nosso corpo gasta não é uma conta SIMPLES de matemática. Vários fatores podem contribuir ou atrapalhar o desempenho do seu corpo.

Então o que estou fazendo é uma dieta de 1200 calorias, mas olhando para que tipo de calorias estou ingerindo. Açucar, fritura e carboidratos simples estão fora. Arroz integral, pao integral, de centeio ou 40 mil graos, macarrao integral. Frutas e verduras sem restricoes. Sem essa de evitar banana ou abacate. Pelo contrário. Castanhas, carne magra (vermelha, peixe, frango, porco), leite, queijos magros. Iogurte sempre sem sabor, ovo, presunto light etc. Coisas saudáveis. E com isso vou inventando receitas pra nao cair na mesmice do frango grelhado com legume no vapor, por que Reeducação Alimentar (RA) não é tortura.

Para me ajudar nessa odisseia, estou usando o myfitnesspal. Tem o site e os aplicativos para celular e tablets (Android - iPhone)

Você cria sua conta, faz o seu perfil, diz quanto pesa, quanto quer perder, quanto pretende se exercitar, ele calcula quantas calorias em média voce deve consumir por dia pra alcançar seu objetivo.

Durante o dia você coloca o que for comendo.


E ele vai te dizendo quanto você tem ainda sobrando. É possível também adicionar exercício físico que você fez no dia.  Ele também contabiliza gordura, sodio, açucar, proteina, fibra e carbs de tudo que voce consome.


Se o produto que você está consendo não existe no banco de dados do programa, você pode criar um novo produto utilizando a tabela nutricional da embalagem. Você pode criar receitas também. Por exemplo, essas receitas que eu ponho aqui no Blog, criei elas no myfitnesspal e quando eu vou comer de novo, não preciso adicionar item por item. Apenas vou lá e clico em "Cartola".

Ele está disponível em inglês, francês, espanhol, alemão e português.



Wednesday 14 August 2013

Sopa de Tomate cremosa

Calorias : 150



1 Cebola média
3 Cebolinhas
6 tomates médios maduros
1 col de chá de manteiga ou oleo de oliva (o que voce preferir usar)
3 dentes de alho
um punhado de coentro
1 col de sopa de Philadelphia Light
1 xic de leite

Em uma panela no fogo médio coloque a margarina (ou o oleo) e a cebola. Mexa ate ela ficar transparente. Acrescente o alho, o coentro, a cebolinha os tomates e o cream cheese. Não precisa acrescentar água, pois as verduras vão soltando sua própria agua e depois de pouco tempo o resultado vai ser algo assim: 


Continue mexendo até os tomates estarem bem cozidos. Tire do fogo e bata no mixer ou no liquidificador. Devolva o creme para a panela e acrescente o leite. Se ficar muito ralo você pode acrescentar uma colher de chá de amido de milho dissolvida em um pouco de água para engrossar. 

Deixe ferver e é só servir com torradinhas ou pedacinhos de queijo magro.

Tuesday 13 August 2013

Louca por doce - Cartola light

Calorias: 140

E na hora que bate AQUELE desespero por doces, eis a minha solução:

1 Banana grande cortada em rodelas
1 fatia de Queijo magro cortado em cubos
1 col de chá de mel ou açucar mascavo
Canela

Numa panela pequena jogue as bananas, o mel e um pouquinho de água e vá mexendo até a banana estar bem amarelinha e a água ter virado um melzinho.

Jogue o queijo por cima e deixe por alguns segundos pra ele esquentar, mas não ao ponto de derreter todo.

Depois é só por na cumbuca e salpicar canela por cima.


Omelete sem gluten

Calorias do Prato: 195


Café da manhã rapidinho e bem gostosinho!! Dessa vez acertei na quantidade do ovo. Usei um apenas e ficou do tamanho certo e bem crocante.

Massa

1 ovo
1 colher de chá de fécula de batata (aos que não tem problema com trigo podem usar farinha de trigo integral)
sal
oregano

Recheio

Queijo
Atum light

Acompanhamento

Tomate cereja
espinafre

Separe a clara da gema e faça clara em neve. Depois misture a clara em neve, a gema, a fecula de batata, o sal e o oregano. Espalhe em uma frigideira anti-aderente e deixe até a massa soltar da panela.

Recheie com o queijo e o atum, dobre. Temperei a salada com um fio de azeite de oliva e ervas.

Et voilá!! É só aproveitar!


Monday 12 August 2013

Sopa de Alho Poró (Leek soup)


Calorias por porção: 80



3 xicaras de alho poró picados
2 xic de caldo de galinha light
1 dente de alho picado
1 col de sopa de farinha de trigo integral (para os alérgicos a trigo, pode substituir por amido de milho, fécula de batata, etc)
2 xic de leite com baixo teor de gordura (eu uso leite 2%)
1 col de sopa de manteiga
sal a gosto

Dissolva a farinha de trigo no leite.

Em uma panela, leve ao fogo o leek, o caldo de galinha, o alho e a margarina até o alho poró cozinhar. Depois passe no liquidificador e leve ao fogo novamente, acrescentando o leite com a farinha de trigo. Mexa até ferver. 

Eu sirvo com pedaços de queijo e tomate (ponho tomate em TUDO, eu sei hahahaha). 

Eu deixo uns pedacinhos do alho poró (da parte verde escura) cortados separados pra por depois quando juntar com o leite.

Serve 4 porções

Super Salada


Essa salada foi o meu almoço de hoje! Como eu falei aqui, eu não tenho problema com quase nenhum tipo de vegetal. Então essa tá bem caprichada.

Espinafre Baby
Alface
Repolho
Tomate Cereja
Pepino
Cenoura Baby
Cebola

De proteína rolou uma fatia de queijo branco, uma fatia de peito de frango defumado light (sabe aqueles que são tipo um presunto?)  e uma colher de sopa de atum light.

Para o molho misturei uma colher de sopa de Iogurte grego, uma pitada de mostarda, uma pitada de azeite, sal, e oregano.

Ficou uma delícia!!!

Sorvete de Banana

100 Calorias por porção

Essa receitinha quem me passou foi Helô, do Mini Cozinha. Super fácil, prático e, o mais importante de tudo, saudável.

1 bananas em rodelas congelada

1 ameixa preta pequena

3 morangos

Corte as frutas em rodelas ou cubos e congele. Eu geralmente ponho a noite pra comer no café da manhã do dia seguinte. Quando elas estiverem congeladas, é só bater no hand mixer e elas viram essa pastinha con consistência de sorvete maravilhosa. Totalmente natural. Eu não ponho nada. Nem mel, nem adoçante. Mas fica a criterio de cada um colocar o que achar que deve. Pode rolar até umas nuts, uma granola...

Simples, né?